sexta-feira, 7 de agosto de 2009

meu herói...

Quando eu era pequena, tinha um herói em minha vida. Um homem tão inteligente, que me fazia ficar sentada ao lado para ouvir tudo. Um homem tão bonito, que me dava orgulho caminhar junto a Ele. Um homem tão amoroso, que me fazia amá-lo mais ainda. Um homem tão íntegro, que me deu a base para tudo que sou hoje. Um homem tão batalhador, que me ensinou a jamais desistir. Um homem, que me deixou as maiores recordações de uma vida. Mesmo tendo vivido ao meu lado tão pouco tempo.

Ele era meu herói. Ele brilhava aonde passava. Tinha amigos, gostava de sentar a mesa com a família. Me tratava como princesa, fazendo todas as minhas vontades, mas também era capaz de brigar quando necessário. Era o Tio de diversos amigos ao longo da vida. Me ensinou a amar a música. Me levava pra pescar bem cedinho, só pelo prazer de viver. Planejava viagens familiares, que até hoje inesquecíveis são. Ele me apresentou o Brasil de ponta a ponta, com o prazer de nos ver feliz. Esse homem jamais deixou de sorrir pra mim. Ele não media esforços pra me fazer feliz.

Mas esse mesmo homem, foi capaz de esconder de mim, a maior dor que já vivi. Foi capaz de fazer com que toda a família mentisse para que eu não sofresse. Ele pensou em mim até os últimos minutos, sem saber que consequências eu levaria disso, só pensava no meu bem, no meu coração, e nesse amor incondicional. O meu herói era minha referência, era meu porto seguro, era quem eu mais amei nessa vida, e sem se despedir, Ele partiu. Longos foram os anos para aceitar e entender que Ele tentou me proteger de tudo, sabendo que minha dor seria muito grande. Meu herói, continua vivo em mim. Tão vivo, como se Ele estivesse ao meu lado agora sorrindo.

Eu lembro exatamente de todos os acontecimentos, como hoje fosse. Toda minha família já sabia, e eu fui excluída. Numa terça recebo a notícia: "Carol, seu Pai teve um problema e vai ficar no hospital para fazer uns exames. Você quer ir lá amanhã?" Como assim perguntam se eu quero ver meu Pai que foi internado? O meu herói poderia estar em apuros, sem eu saber? Uma cabeça de 13 anos, perdida, assustada, triste e pensando que algo deveria fazer, mesmo sem saber o que estava por vir. Eu não sabia exatamente nada, só entendia que a pessoa que mais amava estava em perigo.

No dia seguinte, me levaram, e tudo me assustava mais, porque não foi simplesmente me levar. Me prepararam para algo a qual eu não sabia o que era, percebia tudo, todos preocupados somente comigo, como se eu fosse o problema e não o meu Herói. Cheguei ao local. Minha única reação foi correr, correr por corredores que eu desconhecia, chorar, gritar, e assustar a todos que me viam. Eu li sozinha e entendi tudo sozinha, tudo que evitaram em um segundo foi desmascarado: INCA. Ler isso responde qualquer questionamento. Depois de tanto, conseguiram me conter, e consegui entrar no quarto, sem palavras, assustada, perdida e com muito, muito medo. Foi o maior medo que já senti, medo de olhar para Ele, medo de viver, medo de não ter respostas. Medo do que eu já sabia, mas não queria acreditar.

Ele me acolheu, como sempre, com o amor interminável. Ele chorou. Eu chorei. Eramos um, e uma dor infinita. Fomos observados e respeitados, por saberem que era um amor único, que poderia mudar a minha vida, de um dia para o outro. E mudou. Ele brincou, conversou, mas não tocou no assunto. E eu aceitei, era o meu amor, Ele podia tudo. Foram dias tristes. Exatamente cinco dias. Cada dia tudo piorava, e não existia mais resposta, existia uma única certeza, algo iria acabar. Em cinco dias meu Pai faleceu, exatamente no horário da Ave Maria, tocando a oração nos corredores... Não existiu tristeza igual em minha vida.

Meu herói me deixou. O homem que eu mais amei nesse mundo partiu, em apenas uma semana, eu tive que encarar a morte, a dor, a tristeza, a solidão, o fim. O "nós" acabou. E meu futuro? Todo Ele foi modificado por esse dia. Toda minha vida é ligada a esse fato. E até hoje carrego a sensação que não nos despedimos, e por isso Ele está do meu lado diariamente, me vigiando, e cuidando de mim, junto a Deus.

Hoje, completa 15 anos que Ele partiu, e tenho certeza que Ele tem muito orgulho da filha que tem. Tenho certeza que Ele deve dar gargalhadas das minhas aventuras, sofrer quando eu sofro, me espiar durante meu sono, e sempre sorrindo, com o sorriso mais lindo do mundo. Meu Pai é o meu eterno herói... E é a minha dor, solitária e infinita.


"Me diz qual a razão... Pra eu não ir também... Me diga já... Onde ele está?"

5 comentários:

Flávia Azevedo disse...

Carol minha linda, eu não sei tua resposta quando meu irmão morreu tbm me fiz a mesma pergunta milhões de vezes.

Ao longo da vida passamos por várias experiências de perda, mas, uma das mais sofridas é a morte de alguém querido. Não existem palavras, gestos, ou pensamentos que possam expressar a dor da perda. A perda provoca um ciclo complexo de emoções: negação do fato, raiva, depressão, tristeza, medo, aceitação, incertezas, saudades, dor. A dor da perda não tem som, nos invade e cala fundo em nossa alma, faz adoecer o corpo e tudo em volta perde o sentido.
O luto é o processo normal e necessário para a elaboração da perda. Essa elaboração significa refazer o caminho, reelaborar os sonhos, expectativas, planos e projetos que envolviam aquele ente querido.

E mesmo sabendo disso tudo amiga sei que a dor da saudade é na Alma!

Te Adoro Carol

Fica com Deus...

Se precisar amiga estarei sempre lá onde vc sabe q pode me chamar...

Flávia Azevedo disse...

Carol minha linda, eu não sei tua resposta quando meu irmão morreu tbm me fiz a mesma pergunta milhões de vezes.

Ao longo da vida passamos por várias experiências de perda, mas, uma das mais sofridas é a morte de alguém querido. Não existem palavras, gestos, ou pensamentos que possam expressar a dor da perda. A perda provoca um ciclo complexo de emoções: negação do fato, raiva, depressão, tristeza, medo, aceitação, incertezas, saudades, dor. A dor da perda não tem som, nos invade e cala fundo em nossa alma, faz adoecer o corpo e tudo em volta perde o sentido.
O luto é o processo normal e necessário para a elaboração da perda. Essa elaboração significa refazer o caminho, reelaborar os sonhos, expectativas, planos e projetos que envolviam aquele ente querido.

E mesmo sabendo disso tudo amiga sei que a dor da saudade é na Alma!

Te Adoro Carol

Fica com Deus...

Se precisar amiga estarei sempre lá onde vc sabe q pode me chamar...

Veluma Nunes disse...

Entendo perfeitamente o que você sente, apesar de nossas dores serem diferentes.
Eu cresci sem pai , porém o meu morreu quando eu tinha apenas 3 anos e eu não tive a presença dele em nenhum momento da minha vida.
Pelo menos que eu me lembre. Mas sinto a falta dele , cada dia dos pais sem ele , os trabalhos da escola, os aniversários , as festas e tudo mais onde ele me fazia falta.

disse...

Lindo texto, melhor LINDA declaração de amor.
Tenho certeza que lá do céu ele olha por vc e se enche de orgulho dessa filha maravilhosa que ele tem.
adoro vc

bjs

Unknown disse...

Não existe dor maior! Nem palavras,nem gestos,nem ninguem,nada pode suprir. Tocante demais sua declaração,nossa! Você é uma guerreira.